Tel.: (66) 3544-1054 / 9 9971-4453 / 9 9654-4650
contatos@eletroivan.com.br

MOTORES ELÉTRICOS – DICAS, FUNÇÃO, TIPOS, PASSO A PASSO
Blog - Rebobinagem de Motores em Sorriso MT



MOTORES ELÉTRICOS – DICAS, FUNÇÃO, TIPOS, PASSO A PASSO

Set 20 - 2017


Função dos motores elétricos

Hoje em dia, os motores elétricos não geram energia, mas, sim, tratam de transformar outras formas de energia em energia mecânica para que consigam entrar em funcionando. Desta forma, nada mais surge, basicamente, do nada e é apenas reformulado para cumprir um propósito determinado. Um exemplo pratico disso pode ser encontrado no liquidificador, que qualquer pessoa tem em casa. O liquidificador converte a energia elétrica em mecânica para que possa trabalhar com os alimentos em seu interior. Atualmente, em função da enorme necessidade de se preservar a camada de ozônio e reduzir a emissão de gases nocivos, os motores elétricos vem sendo muito usados em automóveis com o objetivo de poupar energia e priorizar a conservação do meio ambiente e de seus recursos escassos.

Já que gases como o dióxido de carbono que é despachado para o ambiente através dos escapamentos de carros e das chaminés das indústrias, possui um imenso impacto negativo na cama de ozônio, tão importante para ajudar a contar os raios ultravioletas oriundos do sol, que podem ser altamente perigosos para a saúde humana.

A forma de funcionamento dos motores elétricos toma por base os princípios do eletromagnetismo, nos quais os condutores localizados em um campo magnético e repassados por corrente elétrica, são afetados pela atividade de uma força mecânica, denominada como torque.

Motores elétricos - dicas, função, tipos, passo a passo
Motores elétricos – dicas, função, tipos, passo a passo
Tipos de motores elétricos

Há diversos modelos de motores elétricos, dentes estes modelos, os mais importantes são os que fazem uso de corrente contínua e de corrente alternada. Enquanto que os motores de corrente contínua são mais caros, já que se torna necessário a presença de um dispositivo que transforme a correr alternada em corrente continua. Sendo assim, os motores de corrente alternada são mais baratos e os mais usados, pois a energia elétrica é distribuída em forma de corrente alternada, diminuindo consideravelmente as despesas.